Panela de pressão

A panela de pressão passou a fazer parte da nossa cozinha alguns meses depois do início da viagem, e já se tornou um dos principais xodós.

Sempre tentamos cozinhar utilizando ingredientes frescos, dos lugares onde passamos, evitando assim comidas industrializadas e cheias de aditivos, conservantes, etc…, e com isso algumas vezes tivemos dificuldade pela demora no preparo de alguns pratos, como lentilhas, ervilhas, feijão, milho, etc…

Além disso, quando estamos em lugares muito altos, fica ainda mais difícil pois a água ferve a 80 – 85 graus, o que muitas vezes torna o cozimento ainda mais demorado.

Já fazia algum tempo que procurávamos uma panela de pressão compacta que não fosse um estorvo para carregarmos no pouco espaço que temos no carro. Finalmente encontramos uma de 3 litros em Sucre, em uma espécie de camelódromo, vendida por uma senhora, que se recusava a baixar o preço, justificando a qualidade pelo fato de a panela ser fabricada no Brasil. Convenceu-nos.

Desde esse dia, nosso repertório de pratos e receitas aumentou sensivelmente, e o tempo de preparo diminuiu radicalmente, e agora podemos cozinhar aquele feijaozinho com sabor da mamãe sempre que encontramos matéria prima.

Definitivamente este é um item altamente recomendado para a cozinha de qualquer viajante que opte por cozinhar na estrada.

DSC_0436 - 2