Desde que ouvimos falar das Capillas de Mármol pela primeira vez, ainda no início da viagem, esse lugar virou ponto de referência para nós na Carretera Austral.
Elas são enormes formações de carbonato de cálcio esculpidas pela água e pelo vento. Estão localizadas no povoado de Puerto Río Tranquilo, no lago General Carrera, que se estende até a Argentina e lá se chama lago Buenos Aires. O acesso é feito em botes ou caiaques.
Desde que entramos no Chile, pelo sul, estávamos cada vez mais impressionados com as cores da água dos rios e lagos dessa região, que variam de um azul claro leitoso, turquesa, esmeralda, até tons mais intensos de azul. Quando chegamos em Puerto Río Tranquilo, já no fim da tarde, tínhamos passado o dia acompanhando o Rio Backer ao longo da estrada, até alcançar as impressionantes águas turquesa do General Carrera. O dia estava lindo e as cores ficavam ainda mais bonitas.
Como queríamos aproveitar com calma o passeio, deixamos para o dia seguinte, mas foi aí que descobrimos que o ditado “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é regra básica em dias de bom tempo por nessa região, pelo menos nessa época do ano.
No dia seguinte, o céu amanheceu cinza e chuvoso. O passeio foi lindo de qualquer forma, mas com sol as fotos ficam mais impressionantes.
Dica: Assim que se entra em Puerto Río Tranquilo, há uma sequência de agências que oferecem o passeio. No verão saem muitos barcos e os passeios são mais apressados. Na baixa temporada dá para fazer com mais calma, mas pode sair mais caro se não tiver gente suficiente para fechar o valor da embarcação. A dica, para quem quiser economizar, é percorrer todas as agências e casar sua saída em um barco que já esteja programado