El Chaltén

El Chaltén era parada obrigatória da viagem. Além do Monte Fitz Roy, seu cartão postal, eu estava ansiosa para repetir uma trilha que fiz anos atrás com uma amiga, mas desta vez com o Dani. Da primeira vez já havia sido difícil, mas, mesmo com anos e quilos a mais, não seguiria satisfeita sem repetir a conquista.

O povoado também faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, que se estende desde a região do Lago Roca, ao sul de Calafate até a divisa com o Chile, ao norte, e, diferentemente da época em que visitei da primeira vez, hoje comporta todos os tipos de turistas, tanto trilheiros como os que buscam conforto.

Uma curiosidade, para os mais corajosos, é que há uma trilha de dia inteiro que sai de El Chaltén e cruza para o Chile, com trâmites de fronteira e tudo. Daí em diante são mais dois dias de trilha até Villa O’Higgins. É possível fazer o percurso à pé, à cavalo, ou de bicicleta.

Chegamos lá já no início da noite, conseguimos dormir improvisadamente em um camping que estava fechado e, no dia seguinte de manhã, passamos no escritório de turismo para pegar o mapa de trilhas e seguimos em direção à Laguna de Los Tres, na base do Fitz Roy, um poudo depois do horário ideal.

Foram pouco mais de 10 Km e cinco horas de trilha até a laguna. Infelizmente o tempo estava fechado e, quando chegamos lá não era mais possível ver o monte, mas mesmo assim a paisagem é imponente e recompensante. O tempo foi piorando e tínhamos ainda todo o trajeto de volta com frio e debaixo de chuva. Nos últimos quilômetros, a maior motivação para continuar firme era imaginar o frio quando a noite chegasse de vez.

Essa noite fomos direto para uma hospedagem, onde ficamos ainda mais uma noite. Em El Calafate havíamos conhecido um casal da França que está fazendo o mesmo trajeto que nós, em um Land Cruiser transformado em motorhome. Reencontramo-os em Chaltén, fizemos mais uma trilha curta juntos e decidimos seguir em frente em comboio em direção à fronteira em Paso Roballos onde cruzaríamos com destino a Cochrane, no Chile.