Península Valdés

Há algum tempo assistimos um documentário da National Geographic sobre um local na Patagônia onde as orcas chegam até a praia para caçar lobos marinhos de uma forma impressionante. Quando chegamos a Puerto Madryn nos demos conta de duas coisas: não apenas o documentário foi feito na Peninsula Valdés, como estávamos em plena temporada das orcas!Fomos quatro vezes até a Punta Norte, onde elas aparecem nesta época do ano, mas o tempo estava ruim e isso diminui muito a chance de elas se aproximarem. Porém, vimos os lobos marinhos com seus filhotes, elefantes marinhos, pinguins de magallanes e guanacos aos montes.

A penísula é uma área protegida e as paisagens são impressionantes. Passamos três dias percorrendo as estradas de rípio que ligam os pontos de avistamento de animais, passamos pela Caleta Valdés, Punta Norte e Playa Pardelas.

A entrada da peninsula é paga e existe apenas um camping oficial, em Puerto Piramides, onde passamos a primeira noite, com muito vento e poeira. Na segunda, pedimos para armar acampamento em uma estância privada, o que foi muito legal pois ficamos realmente no meio do nada, sem nenhuma luz, sob o céu estrelado e principalmente, sem poeira.